Google Wallet poderá armazenar diversos tipos de documentos

Google Wallet poderá armazenar diversos tipos de documentos

A Carteira do Google (Google Wallet) é conhecida principalmente como um aplicativo de pagamentos, mas sua função vai além disso. O Google está desenvolvendo uma atualização que permitirá à ferramenta armazenar documentos como passaporte e carteirinha de estudante.

Com o novo recurso, os usuários poderão digitalizar documentos em formato de texto e armazenar essas cópias em seus celulares. Graças à capacidade de reconhecimento de texto e padrões visuais, a ferramenta também será capaz de classificar os documentos em diferentes categorias.

Essa funcionalidade não apenas cria uma imagem digital do documento, mas também reconhece as informações textuais contidas nele. Isso tornará mais fácil inserir o número de um documento de identificação ao se cadastrar em uma loja online, por exemplo.

As capturas de tela obtidas pelo perfil AssembleDebug no X/Twitter e relatado pelo Android Authority revelam que o aplicativo será capaz de reconhecer documentos como passaporte, cartão de fidelidade, carteira de estudante, título de eleitor, permissão de residência, entre outros. Quando o aplicativo não conseguir classificar um documento automaticamente, o usuário poderá fazer isso manualmente.

Será possível salvar os documentos em dois modos: normal e privado. O modo normal inclui documentos simples, como carteira de estudante ou cartão de visita. O modo privado abrange documentos emitidos por órgãos públicos, exigindo identificação biométrica para acesso.

A digitalização de documentos pode suscitar preocupações quanto à privacidade. A Carteira do Google assegura que todo o processamento dos documentos ocorre no próprio dispositivo do usuário, sem que os dados sejam enviados para os servidores da empresa.

Ainda não há informações sobre quando a função da Carteira do Google para armazenar documentos será disponibilizada para todos os usuários. O aplicativo precisa passar por adaptações regionais, pois cada país possui um conjunto específico de documentos.

No Brasil, por exemplo, a Carteira do Google já pode armazenar cartões de crédito através da integração com o Google Pay, além de cartões ou bilhetes de transporte público, cartões de fidelidade, ingressos e comprovantes de vacinação.

Quando a nova versão chegar ao Brasil, é provável que ela se torne compatível com a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e já é emitida em quase todo o país.

araguaiatec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *